Dia 1° de novembro, é celebrado o Dia do Sushi. E não faltam motivos para celebrar esse prato que une diferentes tipos de peixes, vegetais, frutos do mar e outros ingredientes. Por aqui, essa iguaria milenar foi ganhando novos adeptos a partir da chegada dos primeiros imigrantes japoneses, em 1908. Mas hoje, o sushi tornou-se uma verdadeira mania nacional e ganhou novas versões, com opções de recheio bem variadas e tipicamente brasileiras, além de opções veganas, vegetarianas, doces e até fritas!
Para você ficar craque no assunto, separamos os principais tipos de sushis e uma receita deliciosa! E que tal comemorar esse dia aqui com a gente? Os nossos restaurantes oferecem diversas opções de culinária asiática para você aproveitar! Curtiu a ideia? Então vem com a gente!
Tipos de Sushi
Você sabia que existem diversos tipos de sushis? Essa enorme variação faz com que a culinária oriental agrade aos mais diversos paladares! Por isso, listamos aqui os tipos mais comuns e que são apreciados nos mais diferentes cantos do mundo. Olha só:
• Norimaki (ou maki sushi)
É um dos sushis mais comuns e possui grande variedade de recheios! A receita consiste em uma porção de arroz avinagrado com recheio e enrolado em uma folha de alga chamada nori. Geralmente são servidos em porções que podem ser degustadas em uma única bocada.
• Nigiri (ou niguiri)
São pequenas porções de arroz moldados em formato de dedo e cobertos com fatias de peixes ou frutos do mar crus. Os tipos mais comuns são feitos com atum, camarão, enguia, lula, polvo e salmão.
• Gunkan (ou gunkanmaki)
Porção de arroz enrolada por algas marinhas, tiras de salmão ou legumes e recheado com peixe cru, frutos-do-mar e ovas de peixes.
• Uramaki
É um sushi às avessas, ou seja, o arroz recobre as algas recheadas com vários tipos de peixes e legumes.
• Temaki
Um dos sushis com formato mais peculiar e que faz muito sucesso aqui no Brasil. Basicamente, são cones de algas recheados com arroz, peixe cru ou frutos do mar e legumes.
• Chirashi
É um dos sushis mais simples de ser confeccionado, por isso é facilmente encontrado nas mesas japonesas. Nessa receita, o arroz já é misturado com outros ingredientes em uma única tigela.
E aí, curtiu conhecer um pouco mais sobre essa iguaria? E que tal colocar a mão na massa e preparar uma receita fácil e deliciosa? Separamos uma dica que você vai adorar e você já sabe: aqui no Assaí do Shopping Aricanduva você encontra tudo o que precisa para preparar esse prato delicioso!
Sushi de salmão
- 5 algas nori
- 2 xícaras (chá) de salmão cozido em cubos
- 8 colheres (sopa) de maionese
- Sal a gosto
- 2 pepinos japonês pequeno em tiras
- 2 xícaras (chá) de folhas de alface lisa fatiada
- 2 xícaras (chá) de arroz para culinária japonesa
- 3 xícaras (chá) de água
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (chá) de sal
- 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz
Modo de preparo
- Lave o arroz em água corrente o tempo necessário para que a água saia limpa. Coloque em uma panela e cubra com a água. Deixe descansar por 1 hora.
- Leve ao fogo alto e assim que levantar fervura, cozinhe por 1 minuto e mude para fogo baixo. Cozinhe o arroz por 15 minutos ou até a água secar quase por completo.
- Desligue e deixe descansar tampado por 10 minutos.
- Dissolva o açúcar e o sal no vinagre. Coloque o arroz em um recipiente de vidro ou madeira. Regue com o tempero e com uma espátula faça movimentos circulares de preferência abanando o arroz com um leque ou tampa de panela para que resfrie. Cubra com um pano úmido e deixe esfriar totalmente.
- Estenda a alga nori sobre uma esteira própria. Espalhe o arroz com os dedos umedecidos fazendo uma camada fina de aproximadamente 0,5cm deixando 1 dedo das bordas do comprimento livres. Misture o salmão, a maionese e tempere com sal.
- Espalhe sobre o arroz formando um tira. Coloque uma tira de pepino, alface e enrole com ajuda da esteira. Se necessário umedeça a borda da alga com os dedos para ajudar a colar.
- Corte ao meio, em seguida ao meio novamente e mais uma vez, obtendo 8 rolinhos. Coloque em um prato e sirva.
Rendimento: 5 porções
Receita: Reprodução Guia da Cozinha