Sabe o que é a primeira coisa que o vendedor vai te perguntar quando você chegar em uma loja para comprar um ar-condicionado? “De quantos BTUs seria o aparelho?”. Mas afinal, o que são BTUs ou British Thermal Unit? Traduzindo para o português, a Unidade Térmica Britânica é a medida que determina a potência, a capacidade de refrigeração de um aparelho de ar-condicionado. Há vários fatores que influenciam nessa escolha e, para facilitar a sua vida, preparamos aqui um guia rápido com dicas para você tomar a decisão correta, controlar a temperatura da casa e não passar calor quando o verão chegar!
Como calcular a quantidade de BTUs do ar-condicionado?
São muitos os elementos que precisam ser levados em conta na hora de escolher o aparelho de ar-condicionado mais adequado para a sua casa. Tudo precisa ser visto com muito cuidado pois isso é que vai determinar a capacidade do aparelho que você vai precisar, ou seja, quantos BTUs serão necessários para manter a temperatura ideal de cada ambiente.
O fator mais importante a ser considerado é o tamanho do cômodo. Tenha sempre em mente que, pelas normas técnicas, para cada metro quadrado serão necessários entre 600 e 800 BTUs para deixar a temperatura agradável. Por que essa variação? Ai já temos um segundo fator: Se a sala, o quarto ou o escritório não receber sol direto na maior parte do dia, o calor será menor e você poderá fazer a conta com 600 BTUs. Mas se a incidência de sol for muito forte, aumentando o calor, calcular com a potência máxima é o mais indicado.
Mas há outros elementos que você precisa analisar. Veja só:
– Número de pessoas que costumar estar no cômodo. Sim, isso é muito importante. Se uma família tem quatro pessoas que assistem TV juntas todos os dias na sala, o ar-condicionado precisa ser mais forte. O recomendado é acrescentar 600 BTUs por pessoa (ou 800 se houver sol), a partir da segunda pessoa.
– Número de aparelhos eletrônicos em cada cômodo. Parece preciosismo, mas não é? Isso importa de verdade, já que os aparelhos ligados são fontes geradoras de calor e influenciam a temperatura da sua casa. Isso vale para a TV, o computador ou o laptop. Especialistas recomendam que também se acrescente 600 ou 800 BTUs de capacidade do ar-condicionado por cada aparelho instalado no espaço que você quer refrigerar.
Como aproveitar melhor o ar-condicionado
Melhorar o desempenho do aparelho de ar-condicionado que você já tem em casa também é possível. Para isso, dê preferência por exemplo às lâmpadas de luz fria ou de LED. As incandescentes esquentam mais do que as fluorescentes. Mantenha ligadas só as que forem extremamente necessárias para iluminar o ambiente. Também coloque cortinas nas janelas, funcionam melhor aquelas que são feitas de material mais leve, mas que sejam suficientes para bloquear os raios solares que aumentam o calor interno.
Pronto! Seguindo todas essas dicas você vai evitar gastos desnecessários na hora de escolher e comprar o seu ar-condicionado. E vai economizar no valor da sua conta mensal de energia, sem deixar de ter um verão bem agradável dentro de casa. E lembre-se: aqui, no Shopping Aricanduva e no Interlar Aricanduva você encontra o aparelho na medida certa, no preço certo!