Como cuidar da organização da casa e da divisão de tarefas

Conciliar o dia a dia e manter a organização da casa é algo que exige uma boa administração do tempo, disciplina e, acima de tudo, bastante paciência. Dar conta de tudo, cuidar dos filhos e lidar com responsabilidades diversas às vezes parecem tornar a rotina de tarefas domésticas uma missão impossível.

Mas, com um pouco de boa vontade e o apoio de toda a família, a divisão de tarefas pode ser bem planejada, sem sobrecarregar ninguém dentro de casa. Ah! Não esqueça de incluir as crianças na organização.

Quer ver como isso não é tão difícil? Separamos aqui algumas dicas, para auxiliar você na organização da casa, incluindo toda a família (inclusive os pequenos). Confira, só!

Defina a rotina de tarefas

Antes de iniciar as atividades domésticas, identifique todas as tarefas necessárias para a organização da casa e com qual frequência elas devem ser realizadas. Anote cada uma delas, desde as tarefas mais simples como varrer o chão e tirar lixo, até as mais complexas, como uma faxina geral realizada quinzenalmente ou mensalmente, por exemplo.

Uma vez que todas as tarefas estejam listadas, é muito mais fácil definir o seu tempo médio, a frequência de realização dentro de um período pré-estabelecido e como cada atividade deverá ser executada. Esse processo também auxilia na criação de um cronograma que facilitará o dia a dia de sua família.

Faça a divisão de tarefas

Pequenos detalhes fazem toda a diferença na hora da arrumação. Nessa parte do processo, defina o que deverá ser realizado por cada membro da família, o que precisa ser feito antes e o que pode esperar, as tarefas diárias e o que deverá ser feito em dias alternados. Dessa forma, a família inteira ganha tempo e responsabilidades. Você pode utilizar meios bem simples, como agendas, planners, calendários ou até mesmo uma lousa na parede, para que cada um identifique suas tarefas e em qual momento elas devem ser executadas.  Você também pode utilizar aplicativos de organização da casa, que vão auxiliar nesse processo.

O importante é estabelecer prazos e conseguir com que todos façam a sua parte.

Inclua as crianças na organização

Os pequenos também devem ser incluídos nas tarefas de casa para que aprendem desde cedo a importância de um ambiente organizado e despertem o senso de responsabilidade. Mas lembre-se: é preciso respeitar a idade de cada um e suas habilidades. Veja aqui algumas sugestões:

Crianças de 2 a 4 anos

Nessa faixa etária, você pode incluir pequenas atividades, como guardar os brinquedos, separar migalhas de alimentos que consumiu ou deixar a roupa suja em um local apropriado.

Crianças de 5 a 7 anos

Atividades como arrumar a própria cama, tirar o pó de alguns móveis e ajudar a tirar a mesa já podem ser incluídas entre as tarefas das crianças.  

Crianças de 8 a 12 anos

A partir dessa idade, você pode definir tarefas um pouco mais pesadas, como varrer o chão, tirar o lixo, guardar as próprias roupas e, caso tenha, alimentar os animais de estimação, por exemplo.

Gostou das nossas dicas? Não se preocupe se as coisas não derem certo de primeira. Gerir o tempo e a forma ideal de organização da casa é algo que acontece aos poucos, que você pode ir ajustando conforme sentir necessidade.  O importante é começar!!!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.