Como adaptar o quarto das crianças para diferentes fases: de bebê até a adolescência

Quando nasce uma criança, nasce um quarto de bebê! Mas, e quando essa criança cresce o que fazer com o berço, poltrona de amamentação e desenhos fofos na parede?! Ou ainda, como fazer um quarto ser funcional para um bebê e uma criança em idade escolar? Pode parecer um desafio, mas hoje vamos te mostrar que é possível!

Essa necessidade de mudar ou adaptar o quarto das crianças pode acontecer com a chegada de um novo bebê, por exemplo, ou nas fases de crescimento dos pequenos que costumam ser nas seguintes idades:

  • 2 anos – Criança já anda e tem suas preferências, precisa de espaço para se desenvolver e para armazenar brinquedos
  • 6 anos – início da vida escolar – Necessita de espaço para os estudos, livros e materiais de atividades manuais
  • 11 anos – Inicio da adolescência – quer independência, expressar seus sentimentos e um espaço mais privado

Invista em cores neutras

Esse é um ponto importante para tornar tudo mais fácil de adaptar, na hora de pintar o quarto ou escolher os móveis prefira cores neutras e lisas, isso faz com que o móvel e o cômodo combinem com diversas fases das crianças. Deixe as cores para os acessórios, brinquedos e enfeites, itens pequenos, de menor valor e fáceis de trocar no decorrer dos anos.

Planeje seus móveis

A parte mais cara na hora de planejar um cômodo são os móveis, por isso você precisa pensar bem e investir em itens que irão acompanhar o seu filho durante a vida. No caso de um quarto de criança, alguns móveis são quase que obrigatórios, como berço, cômoda com trocador e armários, mas ainda assim é possível tornar esses móveis uteis para outras fases.

O armário, por exemplo, mesmo sendo para a criança, precisa ter as medidas e padrões de um armário normal, pois ao fazer algo para roupas e sapatos menores, em pouco tempo, ele não vai mais comportar essas peças. Pense também na quantidade de roupas que seu filho terá ao longo da vida, será que um armário pequeno vai ser suficiente para sempre?

Berço que vira cama

Essa dica aqui é especial para as mamães que não abrem mão do berço! Hoje já possível encontrar modelos que de adaptam em mais fases dos bebês, eles são um mini berço para os primeiros meses de vida, depois viram um berço no tamanho convencional e ainda é possível transformá-los em uma cama, tudo num único produto e sem gastos extras!

Escolha móveis soltos

Outra escolha inteligente é a compra de móveis soltos para aqueles itens que serão mais temporários, a cômoda que é muito útil nos 2 primeiros anos de vida do bebê, por exemplo, pode ficar num espaço onde depois será facilmente substituída por uma escrivaninha e espaço de estudos.

Crianças de idades diferentes no mesmo quarto

Além de todas as dicas que demos acima, como as cores neutras e móveis atemporais, se você tem duas ou mais crianças que precisam dividir o mesmo quarto e estão em fases diferentes, o principal é criar espaços que atendam a necessidade de cada um.

E quando falamos espaços, não falamos de lugares gigantes, não se preocupe, é realmente um cantinho pra cada um chamar de seu. Pode ser prateleiras para cada um colocar seus itens preferidos, deixar que cada um deles escolha como quer sua roupa de cama ou até a cor da parede do seu lado do quarto… São coisas simples, mas que vão ajudar com que as crianças convivam em harmonia.

Inspire-se:

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.