Poucos elementos na decoração de uma casa precisam reunir ao mesmo tempo funcionalidade e estética como a bancada de cozinha. Afinal, é ali que se prepara os alimentos que vão ao forno ou ao fogão no dia a dia de uma família. Mas também é a partir dali que é preciso buscar um equilíbrio visual perfeito para proporcionar um ambiente harmônico e verdadeiramente aconchegante.
São inúmeras as opções de materiais, texturas, cores e formatos existentes no mercado. Por isso, para você que está construindo ou pensando em reformar sua casa, trouxemos aqui um guia completo para ajudar na escolha da bancada de cozinha ideal. Veja tudo o que precisa considerar antes de tomar a sua decisão.
Como escolher a bancada de cozinha
Observar algumas premissas é fundamental na escolha da bancada de cozinha. Avalie se o material escolhido é resistente ao calor das panelas, às manchas dos temperos e aos arranhões das facas de corte, situações comuns na rotina de uma cozinha. Considere a durabilidade e se o modelo escolhido exige mais ou menos manutenções periódicas. Por fim, leve em conta o visual, considere se o seu modelo preferido cai bem com estilo da sua cozinha, combina com os revestimentos do piso e das paredes, os móveis e eletrodomésticos.
Que material usar na bancada de cozinha
Cada tipo de material usado na bancada de cozinha possui características específicas. Lisos ou porosos, naturais ou sintéticos, tem vantagens e desvantagens, atendendo a diferentes estilos e finalidades. Vamos saber mais?

Bancada de cozinha de granito
O granito é hoje o material mais usado nas cozinhas brasileiras. Durabilidade e resistência são algumas de suas características positivas. Esse material suporta perfeitamente os efeitos do calor, o que o torna bastante prático para quem cozinha. Além disso, é uma pedra reconhecida por sua beleza e exclusividade, proporcionando um visual sofisticado ao ambiente.
Bancada de cozinha de mármore

Se a sua prioridade é a elegância na cozinha, a escolha certeira é o mármore. Essa pedra traz com ela a representação do luxo e da sofisticação. Mas há questões práticas que precisam ser consideradas antes de tomar uma decisão: o mármore é menos resistente a manchas e arranhões do que outros materiais usados nas bancadas de cozinha, exigindo por isso mais cuidados no dia a dia, com maior necessidade de manutenções regulares.

Bancada de cozinha de quartzo
A variedade de cores e padrões disponíveis é um atrativo do quartzo. Essa pedra, antes de chegar às bancadas, passa por um processo de preparação sendo composta na verdade por uma combinação de quartzo natural e resina, o que assegura uma boa resistência a manchas e impactos, por exemplo. No entanto, o contato com altas temperaturas pode ser um problema, não sendo recomendável colocar sobre ela panelas retiradas diretamente do fogo.

Bancada de cozinha de aço inox
As bancadas de aço inox, especialmente nos últimos anos, migraram das cozinhas industriais e dos restaurantes e chegaram às cozinhas domésticas. Essa é uma boa opção para quem quer dar um toque de modernidade ao ambiente. Em termos práticos, há prós e contras bem definidos: o aço é fácil de limpar e muito resistente a manchas e ao calor. No entanto, deixa a cozinha com um aspecto mais frio e impessoal e é mais sujeito a arranhões – é preciso cortar alimentos sempre sobre tábuas de madeira.

Bancada de cozinha de madeira
A madeira é perfeita para quem quer uma cozinha mais rústica, com um toque de sustentabilidade. Bancadas com esse material combinam bem com móveis em tons naturais e mesas para refeições rápidas, tornando a cozinha um ambiente bastante acolhedor. Embora possa apresentar um desgaste maior causado pela umidade, o calor ou o corte de alimentos, a madeira tem fácil manutenção, podendo ser lixada e renovada por várias vezes. O ponto negativo é a necessidade frequente de selamento para evitar vazamentos.
E aí, pensou que tipo de bancada de cozinha é melhor para você? Aqui no Interlar Aricanduva você certamente vai encontrar o modelo ideal para a sua casa. As opções são muitas, aqui é o lugar certo pra você comprar, pode ter certeza disso.