Os lustres acrescentam um toque especial à decoração. Mais do que uma simples fonte de iluminação, eles são um dos pontos de destaque, trazendo personalidade, aconchego e equilíbrio visual para os mais diversos cômodos da casa. Quando falamos em sala de jantar, eles agregam funcionalidade, beleza e sofisticação, tornando cada refeição ainda mais agradável.
Pensando nisso, preparamos cinco dicas práticas e que vão te ajudar na escolha ideal para transformar a sua sala de jantar! Quer saber mais? Então vem com a gente, anota e inspire-se. Você terá um espaço acolhedor, funcional e cheio de requinte!

Combine o lustre com a decoração da sala de jantar
Antes de decidir que lustre comprar, pare observe a decoração da sala de jantar. É importante considerar as cores, os materiais dos móveis e os objetos que já compõem esse espaço. O lustre pode (e deve!) ser uma peça de destaque, mas precisa estar alinhado com o estilo do ambiente para que tudo faça sentido.
Se a sua sala tem um estilo mais clássico, um lustre mais trabalhado pode funcionar bem; se for mais clean e minimalista, prefira modelos mais simples e discretos. O segredo é criar um ambiente harmônico, onde cada elemento converse com o outro e a decoração ganhe um toque especial.

Atente-se ao formato da mesa
Na hora de escolher o lustre, uma outra dica superimportante é levar em conta o formato de sua mesa de jantar. Esse é um detalhe que ajuda a criar harmonia visual na decoração fazendo toda a diferença no resultado final.
Por exemplo, se a sua mesa for redonda, ou com cantos arredondados, o ideal é apostar em lustres que sigam a proposta de um design mais arredondado ou que tenham um formato vertical e mais alongado, possibilitando criar um visual muito mais harmônico. Já se a mesa for retangular ou quadrada, você pode optar por um lustre com linhas retas ou formato linear, que acompanhe o desenho da mesa, transmitindo uma sensação de ambiente mais alinhado e garantindo que os dois elementos fiquem em sintonia, evitando que o lustre pareça fora de lugar.

Escolha a altura ideal
Essa é uma das dúvidas mais frequentes na hora de escolher o lustre para a sala de jantar, mas a regra mais comum é que o lustre fique a cerca de, no mínimo, um metro de distância da superfície da mesa. Mas você pode adaptar a altura conforme diversos fatores, como o tamanho do ambiente, a altura do teto e o estilo do lustre escolhido.
Um fator relevante é a intensidade da luz que você quer para o espaço, seja para manter a mesa bem iluminada, destacando pratos, taças e outros detalhes ou para proporcionar uma atmosfera mais aconchegante e intimista durante as refeições, com uma iluminação mais confortável.

Opte pela lâmpada certa
A lâmpada que você usa pode transformar completamente a experiência gastronômica em sua sala de jantar. Hoje, as lâmpadas de LED são as mais utilizadas, principalmente para quem gosta de uma decoração mais moderna. Elas produzem uma luz suave, bem distribuída, que deixa o ambiente aconchegante, proporcionando bem-estar visual. Além disso, se adaptam aos mais diversos tipos de decorações e ocasiões, sendo supereconômicas, com maior durabilidade do que as lâmpadas tradicionais.

Use o lustre para integrar ambientes
Hoje em dia, muitos apartamentos e casas têm um conceito aberto, onde a sala de jantar fica integrada com a sala de estar ou a cozinha. Por isso, é importante escolher um modelo de lustre que combine com a decoração desses ambientes, criando uma sensação de unidade e equilíbrio, harmonizando-se com os móveis, cores e texturas de toda a área, sem deixar de lado as particularidades de cada uma. Dessa forma, você garante um ambiente elegante e aconchegante.

Gostou das nossas dicas? Aproveite e venha visitar o Shopping Interlar Aricanduva, onde você conta com diversas lojas de móveis de decoração para transformar a decoração da sua casa, e torná-la ainda mais especial! E não deixe de passar na Sodimac Dicico, onde você encontra uma variedade de lustres, pendentes e luminárias para deixar sua casa ainda mais bonita e acolhedora!



