O aumento no preço dos combustíveis tem feito muita gente deixar o carro parado na garagem. Mas, o que fazer se você realmente precisa do seu carro no dia a dia, para pegar e levar os filhos na escola, trabalhar ou mesmo se é um motorista de aplicativo? Em situações como essa, só resta uma opção: reduzir o consumo de combustível, seja etanol, diesel ou gasolina. Não sabe como fazer isso? Preparamos aqui cinco dicas para você gastar menos. Anota aí.
1 – Mantenha a manutenção em dia
Nossa primeira dica é básica, vale não apenas para economizar combustível, mas também para garantir a sua segurança no trânsito e de toda a sua família: mantenha a manutenção sempre em dia. Siga a tabela revisões que consta do manual do fabricante. Precisou trocar algum componente, use peças originais. E dê preferência ao serviço de oficina das concessionárias autorizadas, como as do Auto Shopping Aricanduva. A troca de óleo, a substituição dos filtros, fluídos e de outros elementos do motor, são medidas importantes para que você economize combustível. Já um filtro de ar sujo reduz a ventilação do motor e afeta o rendimento. O mesmo acontecendo se a injeção eletrônica não estiver funcionando adequadamente.
2 – Dirija de forma leve e segura
A forma como o motorista dirige está diretamente relacionada ao consumo de combustível. Freadas bruscas, acelerações exageradas, trocas de marcha fora do tempo são atitudes que vão aumentar o consumo. Respeitar as indicações de velocidade, ao contrário, pode reduzir os seus gastos já que nas autoestradas mais modernas esses limites são estabelecidos levando em conta, além da segurança, o desempenho dos motores. Ultrapassá-los pode gerar um desperdício em torno de 20%. E um último conselho: não use ponto morto, mesmo nos trechos em declive. O motor continua funcionando em marcha lenta e consome ainda mais combustível. Sem falar que isso é perigoso e pode causar acidentes.
3 – Calibre os pneus com frequência
Pneus vazios aumentam a superfície de contato com o solo e o motor precisa de mais energia para movimentar as rodas. Isso pode aumentar em até 15% o consumo de combustível. O melhor é você calibrar de 15 em 15 dias, seguindo a pressão determinada no manual. Dê preferência pela manhã, quando os pneus estão frios, o que garante maior precisão. Mas encher os pneus além do limite também é ruim, pois isso reduz tempo de vida util.
4 – Controle o uso do ar-condicionado
O ar-condicionado só deve ser ligado se você estiver com uma velocidade média acima de 60 Km/h. Quando o motor do carro está em baixa rotação, o funcionamento do compressor do ar consome até 20% mais de combustível. Um outro erro comum é ligar e deslifar o ar na medida em que a temperatura do carro esfrie ou esquente. Isso também é sinônimo de um gasto maior.
5 – Cuidado com os preços muito baixos
Outro ponto que merece atenção é a qualidade do combustível que você coloca no tanque do seu carro. Apesar da fiscalização constante, a adulteração de combustíveis com solventes e outras substâncias químicas vão interferir diretamente no funcionamento e podem até danificar o motor, gerando prejuízos ainda maiores. É aquela história do barato que sai caro: postos que oferecem descontos muito grandes devem ser olhados com desconfiança.
Essas informações foram úteis para você? Então o Auto Shopping Aricanduva, o único exclusivamente com concessionárias autorizadas de fábrica, é o lugar certo para você cuidar do seu carro e reduzir o consumo de combustível. Dê uma passada aqui! Estamos sempre esperando por você!