Motor com problema: dicas para manter o bom funcionamento do carro

Seu carro tem dificuldade de ligar, você ouve um ruído diferente no motor, as luzes de alerta do painel não param de acender? Muita atenção! Esses podem ser sinais de que o motor está com problemas graves e pode fundir a qualquer momento.  Então, é hora de agir rapidamente antes que o pior aconteça e seu prejuízo seja ainda maior.

Um motor nessas condições precisa passar por retífica, um processo de recuperação com a substituição ou reparo de peças internas desgastadas. Mas, em alguns casos, até uma troca completa precisará ser feita.

Mas quais são os sinais de que alguma coisa está errada? Para manter o bom funcionamento do motor do seu carro, evitando problemas mais sérios, preparamos um guia prático com cinco dicas essenciais que vão ajudar você a identificar eventuais falhas mecânicas. Anota aí e fique de olhos – e ouvidos – bem abertos.

Luzes do painel acesas

Dois indicadores exigem uma atenção especial quando se acendem no painel.  Quando a luz de injeção não se apega mesmo depois de você dar a partida ou quando a luz do óleo   fica acesa, indicando baixo nível ou problemas no sistema de lubrificação, é hora de parar o carro e procurar uma oficina.

Relógio de ponteiros

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Mal funcionamento do motor

O desgaste do motor também pode se sentido quando o carro perde potência, engasga ou trepida quando você dirige. Seu ouvido também é um aliado na identificação de problemas. Chiados – aqueles grilinhos que incomodam os ouvidos – ou mesmo um barulho diferente do habitual quando o motor do seu carro está em funcionamento, podem ser um sinal de problemas mais sérios.

Vazamentos de óleo e água

Mesmo que você cumpra à risca o calendário de troca de óleo e que complete o nível com líquido de arrefecimento regularmente, é preciso ficar atento a existência de vazamentos que podem comprometer o funcionamento do motor. Uma dica é sempre observar se não há manchas no piso onde você costuma estacionar na garagem de casa ou do condomínio. A falta de óleo em nível adequado provoca o atrito entre as peças que pode causar até mesmo o travamento total do motor.

Já a falta do líquido pode levar ao superaquecimento e, em consequência, fundir o motor. Mas muita atenção com esse cuidado:  nunca complete o reservatório com água, pois a água possui um PH inadequado para o motor, o que pode causar ferrugem e prejudicar os componentes, além de causar vazamentos e a perda de durabilidade.

Qualidade do combustível

Abasteça sempre em postos confiáveis, estranhe quando o preço estiver muito abaixo do mercado. Etanol e gasolina adulterados podem causar sérios problemas ao motor do seu carro, levar à perda de potência e provocar instabilidade e o desequilíbrio do motor. Este é um caso típico de economia que pode custar caro. S

Fumaça do escapamento

A fumaça que sai do escapamento do seu carro deve ser incolor. Isso é a normalidade. Portanto, quando a descarga tem cor, é sinal de problemas. A fumaça preta, por exemplo, indica que a injeção de combustível não está funcionando bem. A fumaça preta revela a existência de vazamentos para dentro dos cilindros. E a fumaça azulada é sinal de que há algo errado com algum componente do motor, como os anéis do pistão.

E então, anotou nossas dicas? Se você perceber algum desses sinais, não fique esperando, procure imediatamente uma oficina de confiança. Aqui no Auto Shopping Aricanduva, o único exclusivamente com concessionárias autorizadas das principais montadoras, você pode contar com os serviços de profissionais treinados nas fábricas, tem a garantia de uma revisão segura com peças genuínas que asseguram o bom funcionamento do seu carro.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.