Carro parado por muito tempo: 5 dicas para evitar ter problemas

Deixar o carro parado por muito tempo na garagem pode ser um sinal de dor de cabeça. O que a princípio parece significar apenas economia de combustível, óleo, pneus e outros componentes, na verdade pode trazer problemas que vão gerar custos extras e muita perda de tempo se o proprietário não tomar os cuidados necessários – seja durante o período em que vai deixar o carro parado, seja quando sair da garagem com ele. Mas que cuidados são esses? Veja aqui 5 dicas para você enfrentar essa situação sem passar por maiores percalços.

1. Desligue a bateria

Quando for deixar o carro parado por muito tempo na garagem, uma boa providência é desligar o cabo da bateria. Isso evita o consumo desnecessário de energia e te poupa da surpresa de o carro não pegar quando você precisar ligar. Outra ideia, se você tiver um em casa, é usar carregadores portáteis para manter a bateria carregada, mesmo durante a inatividade.

2. Encha o tanque rapidamente

Se o seu carro ficou muito tempo parado, a primeira providência é encher logo o tanque. Pouco combustível – somado à falta de uso – pode provocar danos na bomba e entupir os bicos injetores. Isso porque a gasolina, principalmente, pode perder suas características originais se ficar depositada no tanque por muito tempo. Se o seu carro parado for flex, abasteça com o mesmo combustível que usou da última vez. Isso ajuda a evitar problemas com o sistema de injeção eletrônica.

3. Calibre os pneus

O peso da carroceria e a falta de rodagem provocam o esvaziamento dos pneus em um carro parado por muito tempo. Isso pode reduzir, inclusive, o tempo de vida útil desses pneus. Assim, dependendo do tempo em que vai deixar o carro na garagem, o melhor a fazer, se possível, é colocá-lo sobre cavaletes. De um jeito ou de outro, é indispensável parar depois no primeiro posto ou borracheiro e fazer a calibragem, colocando a pressão indicada pelo fabricante.

4. Cheque o óleo do motor

Com o carro parado por muito tempo, vai demorar mais para você atingir a quilometragem prevista para fazer a troca de óleo. Mas isso não é necessariamente uma boa notícia: o óleo pode ter envelhecido e precisar ser trocado do mesmo jeito. Portanto, o melhor a fazer é examinar o óleo logo depois de sair da garagem. Com a ajuda do frentista, você vai poder decidir se apenas ajusta o nível ou faz a troca completa.  

5. Procure logo o mecânico

Feito tudo isso, assim que tiver um tempinho, vá ao mecânico de sua confiança e peça para fazer uma revisão geral no motor. O carro parado por muito tempo pode ter peças danificadas, sujeira em componentes fundamentais ao bom funcionamento mecânico ou elétrico. Assim, você garante a sua tranquilidade e a da sua família. É só tomar esses cuidados e boa viagem!

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.