O verão está aí e você está pronto para aquela viagem de férias. Todo mundo quer ter conforto na hora de pegar a estrada, não é mesmo? E se você vai ficar por aqui, também merece circular, mesmo que seja da casa para o trabalho, sem ter de enfrentar o calorão e correr riscos com os vidros abertos. Então, manter o ar-condicionado do carro em pleno funcionamento é fundamental, concorda?
Quer umas dicas de como fazer isso sem gastar mais do que o necessário? Manutenção preventiva, claro, é o mais indicado. Mas você precisa entender também alguns sinais que o ar-condicionado do seu carro emite de que algo está errado. E resolver o problema antes que ele se agrave e te dê um prejuízo.
Como identificar problemas no ar-condicionado do carro?
Prestar atenção ao funcionamento do ar-condicionado do carro é o primeiro cuidado que você deve ter para manter o seu bom funcionamento São quatro os sinais que podem te ajudar a identificar possíveis problemas:
– Cheiro ruim
Micro-organismos no sistema de ar-condicionado do carro exalam odores incômodos e facilmente perceptíveis. O problema é que muitas vezes esse cheiro ruim é confundido com outro tipo de sujeira, como restos de alimento, banco ou carpete molhados e mal secados ou fatores externos. Manter o olfato ativado é importante.
– Capacidade de resfriamento
Se você está acostumado a usar o ar-condicionado do carro em uma determinada intensidade e de repente precisa colocar um ou dois pontos acima para chegar à temperatura ideal, isso não é um sinal de que o dia está mais quente, mas sim de que seu aparelho tem problemas. Hora de levar à manutenção.
– Funcionamento inconstante
As variações de temperatura no carro são outro indicativo de que o ar-condicionado não está funcionando bem. Se um dia seu carro gela e no outro fica mais quente, se num percurso mais longo a temperatura interna varia demais, algo está errado, pode acreditar.
– Barulhos estranhos
Por fim, o indicador mais óbvio: barulhos estranhos vindo do ar-condicionado do seu carro. Não brinque com isso, vá logo a uma oficina especializada.
Cuidados com a manutenção do ar-condicionado do carro
– Limpeza periódica
A limpeza regular do ar-condicionado do carro é rápida e barata. Ela deve ser feita anualmente ou a cada 20 mil quilômetros rodados, o que acontecer primeiro.
– Troca do filtro de pólen
A função do filtro de pólen é impedir a entrada de fumaça, poeira e outras substâncias no interior do carro. Essa peça deve ser trocada periodicamente, junto com a limpeza anual. Mas veículos que andam constantemente em estradas de terra ou empoeiradas, por exemplo, podem precisar de substituição a cada seis meses.
– Recarga de gás
O gás refrigerante passa pelo compressor e circula pelo ar-condicionado resfriando a temperatura no carro. É normal que, com o uso frequente, ocorra uma perda desse gás – às vezes até vazamentos -, comprometendo o funcionamento do equipamento. Sem gás, o ar-condicionado deixa de esfriar funcionando apenas como um ventilador. Por isso, é recomendada a recarga do gás a cada três anos ou com 40 mil quilômetros rodados.
Como economizar usando o ar-condicionado do carro
Adotando os procedimentos acima, você vai manter com certeza o bom funcionamento do ar-condicionado. Mas existem, ainda, ações que você pode tomar para que o uso frequente do equipamento não leve a um gasto a mais com o carro. Quer ver?
– Acione a recirculação do ar
Quando a função de recirculação está acionada, a captação de ar externo é reduzida. Dessa forma, o consumo de gasolina é mais baixo, pois o ar-condicionado consome menos energia já que temperatura interna é resfriada mais rapidamente. Além disso, o filtro de pólen e outras peças são menos exigidas, o que aumenta a sua durabilidade.
– Jamais ligue o ar com os vidros abertos
Com as janelas do carro abertas, o ar-condicionado trabalha a todo vapor e, ainda assim, não consegue esfriar o carro. O resultado desse esforço é um consumo exacerbado de combustível.
Dica: Não esqueça de há diversos materiais localizados dentro do carro que são derivados do petróleo e por conta disso, podem emitir um gás prejudicial para a nossa saúde. Esse gás é liberado no interior do veículo principalmente em ocasiões em que haja exposição a algum tipo de aquecimento, seja pelo calor do sol ou de outras fontes. Em momentos assim, nunca esqueça de que ao entrar no carro é recomendado que você ligue o ar e mantenha as janelas abertas por alguns minutos, liberando os gases que podem fazer mal para o nosso organismo.
Anotou tudo? Lembre-se que manter o ar-condicionado limpo faz bem não apenas para o seu bolso mas para a sua saúde, evitando alergias e a manifestação de problemas respiratórios, como asma, bronquite, sinusite e rinite. Aqui no Auto Shopping Aricanduva, as oficinas das concessionárias de fábrica estão prontas parta receber você e dar ao seu carro todo o cuidado que ele precisa.
Gostei muito das dicas sobre o ar, muito grata.
Angela
É bom demais saber que você adorou as nossas dicas, Angela! Fique sempre de olho por aqui e acompanhe as nossas novidades! ❤️