Álcool ou gasolina: que combustível usar para abastecer o carro flex?

Na hora de abastecer vem a pergunta: álcool ou gasolina? Essa é uma dúvida muito comum no dia a dia dos motoristas, afinal de contas o carro com motor flex se tornou um dos mais populares no Brasil. Para te ajudar a entender um pouco mais desse assunto, trouxemos algumas dicas. Mas lembre-se: o mais importante é você buscar sempre a escolha mais econômica e que não afete o rendimento do seu carro. Vamos lá?

Qual a diferença entre álcool e gasolina?

As duas opções de combustíveis possuem composições e características bem distintas, o que influencia no consumo, desempenho e nos recursos necessários para realizar a combustão.

Álcool

O álcool, ou etanol, é um combustível renovável e que é produzido, principalmente, a partir de cana-de-açúcar, mas podendo também ser obtido de outros vegetais, como o milho.

O álcool possui a combustão mais rápida, por isso o combustível vai render menos. No entanto, essa opção possui normalmente um preço menor do que a gasolina e geralmente oferece mais potência e torque no motor.  Por ser uma fonte renovável de energia, é uma opção menos prejudicial ao meio ambiente.

Gasolina

A gasolina é um combustível derivado do petróleo, sendo a opção mais comum do mercado. Apresenta um melhor rendimento quando comparado ao etanol, devido suas propriedades químicas. Por isso, geralmente, permite que o carro percorra uma quilometragem maior por litro abastecido. Além disso esse combustível também é considerado um excelente componente lubrificante para o motor.

Misturar álcool e gasolina prejudica o motor?

Os carros flex possibilitam a mistura dos dois combustíveis em um mesmo abastecimento. Não há regras quanto a porcentagem, mas muitos motoristas optam por utilizar metade de cada um. O importante é sempre fazer os cálculos para conferir as melhores opções para o seu bolso. 

Abasteça somente em postos de confiança

Seja álcool ou gasolina, ou um mix dos dois combustíveis, o importante é sempre procurar por um posto de confiança, que siga a legislação vigente.

Não se deixe enganar por ofertas muito tentadoras. Postos que praticam valores fora da média, geralmente comercializam combustíveis de baixa qualidade, muitas vezes adulterados com a mistura de produtos que podem reduzir a vida útil do motor e trazer grandes prejuízos ao seu bolso que prejudicam a performance e podem até causar danos ao motor do seu carro.

Fique atento à aparência do combustível nas bombas – os mostradores são obrigatórios por lei – e nos itens de segurança. Verifique também se há a presença dos selos de qualidade, dentre eles os certificados do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

E no final, qual é o melhor combustível?

Como vimos até aqui, cada combustível tem suas características e por isso, a decisão pode variar conforme a sua necessidade. Faça o cálculo do consumo por quilômetro quando abastecer com álcool ou gasolina. Para fazer o cálculo de consumo é bem simples: basta dividir o número de quilômetros rodados pela quantidade de litros suficientes para encher o tanque do veículo. Isso é importante para comparar o rendimento com o custo. Fique atento também ao valor de cada combustível. Os preços oscilam constantemente e essa proporção pode mudar. Uma boa dica é alternar as opções de tempos em tempos, ou, realizar uma mistura de ambos na hora de abastecer.

Ah, e não esqueça de fazer a revisão do seu carro com regularidade. Checar as condições dos filtros do combustível e ar, e limpeza das peças e até a calibragem dos pneus podem influenciar diretamente no desempenho do veículo e no consumo de combustível.

E aí, conta aqui para a gente: qual é o seu combustível favorito na hora de abastecer o carro flex?

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.