O estilo étnico é um convite para unir elementos distintos e criar um espaço com identidade única. Ganhando cada vez mais adeptos, a proposta compõe uma mistura eclética de culturas, lembranças e movimentos artísticos que, juntos, estabelecem um diálogo perfeito na decoração por meio do contraste especialmente proposital. Por isso, separamos as principais dicas para você incorporar essa tendência na decoração e criar um cantinho que atravessa as fronteiras do mundo em sua casa. Vem conferir!
Principais características
O contexto histórico desse estilo de decoração tem como objetivo resgatar elementos culturais muitas vezes tidos como exóticos, como por exemplo, itens da cultura africana, indígena, asteca e indiana, por exemplo. As principais características na decoração étnica estão ligadas à representatividade por meio de estampas animais e tribais, objetos diferenciados, souvenires de viagens, quadros e fotos com referências especialmente nos continentes africano, sul-americano e asiático.
Como aplicar o estilo étnico na decoração
Para iniciar, você deve escolher quais traços culturais deseja evidenciar no ambiente. No entanto, é preciso ter cuidado com exageros. Como a principal proposta da decoração é investir nas variantes culturais, a nossa dica é criar um filtro e escolher elementos que mais tenham a ver com você e que dialogam entre si, evitando um ambiente pesado e carregado de elementos que não funcionam juntos.
Para deixar a sua casa equilibrada, você pode distribuir cada cômodo por culturas diferentes. Para ambientes como quartos e banheiros, elementos culturais mais neutros, combinações de preto e branco encontradas em estampas de zebras, cores mais sóbrias e tapeçarias em tons bege, branco e ocre para trazer sensação de aconchego.
Já para a sala, varanda ou cozinha, você pode optar por elementos mais ousados, como estampas animais ou tribais, itens como vasos, almofadas e quadro nas paredes, opte por tons de azul, terrosos, acinzentados ou avermelhados para tornar cada cantinho ainda mais especial. O importante é sempre buscar um equilíbrio e similaridade entre os estilos para que a viagem cultural na decoração seja ainda mais incrível e harmônica. Olha só algumas inspirações que trouxemos para você:
Invista nas boas memórias ao compor a decoração
Além de itens como tapeçarias, almofadas e cerâmicas, por exemplo, você pode compor uma decoração étnica por meio de itens como lenços, tecidos e souvenirs comprados em suas viagens favoritas. Afinal de contas, nada melhor do que trazer a memória os cantinhos no mundo e do Brasil que você mais adorou, não é mesmo?
Móveis na decoração étnica
Nas decorações étnicas, os móveis devem transmitir leveza e frescor. A madeira é o material mais indicado, pois confere um ar de neutralidade e combina com plantas, tapetes, almofadas e outros elementos típicos. Se preferir, móveis confeccionados em vime, palha, ráfia e bambu também estão presentes em diferentes culturas ao redor do mundo e dão um toque diferenciado para cada ambiente, sem deixar a decoração com aspecto sobrecarregado.
Agora que você já sabe como aplicar essa tendência em sua casa, passe aqui no Interlar Aricanduva e transforme o seu lar!