Cultivar uma horta em casa é muito mais do que ter a certeza de consumir legumes, verduras, ervas e temperos saudáveis e livres de agrotóxicos. Essa atividade é uma verdadeira terapia, uma forma de deixar de lado a correria do dia a dia. Para quem tem filhos pequenos, então, cuidar da horta vai proporcionar momentos agradáveis para curtir em família, com todos participando de todo o processo. Plantar, regar e colher, certamente vai ajudá-las a compreender a importância de cuidar da natureza e influenciar seus hábitos alimentares, tornando-as mais saudáveis. Quer experimentar? Então, veja as nossas dicas de como fazer uma horta em casa e coloque a mão na massa – ou na terra.
Onde plantar sua horta em casa
Você mora em apartamento? Pois fique sabendo que esse não é um pretexto para não ter uma horta em casa. Um cantinho bem ventilado, na varanda, na cozinha ou mesmo na área de serviço, onde bata um pouquinho de sol é tudo o que você precisa para cultivar. Você pode plantar em vasos e floreiras que oferecem variedade de cores e formatos e podem compor inclusive a decoração do ambiente. Embalagens recicláveis como garrafas pet, latas de aço e alumínio, caixas tetrapak e potes de vidro são uma outra alternativa, têm um custo baixo e são ecologicamente corretas. Só não se esqueça de abrir um furo no fundo para permitir a saída do excesso de água. Mas se você tiver um espaço maior, uma boa varanda, caixotes de madeira podem ser uma boa ideia
Como preparar a terra para plantar sua horta em casa
O ‘solo’ onde você vai plantar sua horta em casa precisa ser fértil e fofo para permitir a entrada dos nutrientes e da água de que as plantinhas precisam para crescer. Por isso, dê preferência à terra adubada com elementos orgânicos. O melhor e mais seguro é comprar sempre em hipermercados ou lojas especializadas. Aqui no Centro Comercial Aricanduva você encontra o Assaí, Extra, Cobasi, C&C e Sodimac Dicico que tem toda um espaço destinado à jardinagem.
Cuidados com o cultivo da horta em casa
A terra da sua horta deve manter-se úmida, mas nunca encharcada. O excesso de água pode levar à proliferação de fungos e bactérias. Por isso, dê preferência a borrifadores ou aos regadores que têm bico do tipo chuveiro, que distribuem melhor o fluxo da água. Não se esqueça de retirar sempre as ervas daninhas que prejudicam o crescimento do que você plantou. Se surgirem pulgões, lagartas e lesmas, pragas frequentes, use sempre inseticidas naturais. Nada de agrotóxicos, tá bom? E cuide também de você: use luvas para mexer na terra.
O que plantar na horta em casa?
Em uma horta de quintal, com muito espaço e canteiros bem divididos, legumes como a cenoura e o chuchu e hortaliças como alface e couve são ótimas opções para você plantar. Mas, para espaços menores, em apartamentos, por exemplo, ervas e temperos que você usa na sua alimentação diária são as melhores opções para fazer sua horta em casa. Cebolinha, manjericão, tomilho, salsa e hortelã são fáceis de cultivar e não exigem cuidados especiais. Escolha a muda em locais confiáveis, procure preferencialmente as que são cultivadas de forma orgânicas, o que vai tornar sua alimentação ainda mais saudável.