Mudar a decoração de casa muitas vezes dá aquela sensação boa de respirar novos ares. Mas como nem sempre é possível fazer reformas – que podem exigir tempo, dinheiro, paciência e apoio profissional –, a dica é dar um novo visual para o lar por meio de pequenas mudanças.
Afinal, com discretos ajustes na decoração é possível obter diferenças consideráveis nos ambientes a um custo bem acessível. Conversamos com duas profissionais da área, que deram dicas de como renovar a casa de maneira prática e sem o incômodo das reformas.
Dicas gerais de decoração
Itens como almofadas, cortinas, espelhos e prateleiras podem ser trocados de maneira prática sem muitos gastos e ajudam a mudar o visual dos ambientes. Outro ponto que faz grande diferença na decoração é a cor. “Ela pode ser aplicada de diversas maneiras: em objetos decorativos, em tecidos e, principalmente, na pintura de móveis e paredes, o que muitas vezes já muda bastante o espaço”, diz a arquiteta Fernanda Bellotto.
O uso de papel de parede é outra maneira de renovar a casa de forma prática, recomendada pela arquiteta Ana Romano, que atua também como professora do curso Design de Interiores da Etec Getúlio Vargas. “Os papéis de parede dão requinte e podem ter texturas. Há versões 3D, estampadas, que imitam couro e linho”, exemplifica.
Outro jeito de manter a decoração natural é eliminar as cortinas muito pesadas e optar por peças leves, de voil, linho ou com estampas contemporâneas. Uma alternativa à cortina é o uso de elementos retráteis. “As persianas estilo rolô bloqueiam a exposição solar, proporcionando iluminação difusa. E é importante deixar os ambientes confortáveis por meio do controle da entrada de luz”, recomenda Romano.
Sala
O primeiro passo é determinar as peças-chave que realmente farão diferença na decoração. “Se você tem um ambiente com um grande sofá, trocar a cortina talvez não faça muita diferença. Mas a troca de tecido ou a adição de novas almofadas pode ser decisiva para trazer novos ares para o local”, exemplifica Bellotto.
Outra alteração simples é mudar a posição dos móveis, segundo Ana Romano. Nesse caso, ela recomenda dar atenção às dimensões dos espaços que serão ocupados: “A circulação entre os móveis deve ser fluida”, ressalta.
Quarto
Aqui também vale a dica de mudar a posição dos móveis, principalmente da cama, para ter uma grande diferença na decoração. Investir em fronhas, rolinhos, colchas e mantas também colabora para uma rápida e prática mudança de visual, já que o estilo decorativo pode ser influenciado pela roupa de cama. A escolha de estampas, tecidos e acabamentos pode criar diferentes cenários, do romântico ao moderno. “Composição com quadros, gravuras e espelhos também são uma boa opção”, recomenda Romano.
Cozinha
De acordo com Romano, o ideal é renovar os utensílios da cozinha, escolhendo peças com cores modernas, suaves ou de bambu. O uso de prateleiras metálicas, bancada móvel com rodas e a criação de uma pequena ilha confere um ar industrial e moderno ao ambiente. Há também tapetes específicos para esse tipo de espaço, com estampas que ajudam a renovar a casa.
Banheiro
Se houver espaço, a dica de Romano é incluir banqueta, cesto ou plantas. Em banheiros pequenos, pode-se incluir prateleiras metálicas sobre a bacia ou na lateral do lavatório. Investir em toalhas e tapetes é uma solução rápida.
Com essas dicas, fica bem mais fácil renovar a casa, não é mesmo? Aqui no Centro Comercial Aricanduva você encontra várias lojas de mobiliário e decoração para deixar o seu lar com o seu estilo. Venha conferir!