
A recarga da bateria é, normalmente, a maior dúvida de quem quer comprar um carro elétrico ou híbrido. Além da disponibilidade de pontos de recarga – cada vez em maior número para atender ao crescimento da frota -, questões de segurança sempre veem à tona.
Mas não há o que se preocupar. Em casa, na garagem do prédio, no shopping ou em outros locais onde existam pontos de recarga, basta tomar alguns cuidados específicos para garantir a sua segurança.
Quer saber mais? Reunimos aqui dicas para orientar você na compra do carro elétrico ou híbrido, como evitar imprevistos, fazer uma recarga supersegura e ainda garantir o melhor desempenho. Já tem um modelo assim? Continue a ler e veja se você está fazendo tudo certo.

Utilize somente equipamentos certificados
Na hora de recarregar, sempre utilize cabos, adaptadores e carregadores que possuam certificação de órgãos reconhecidos, como o INMETRO, e que sejam originais ou realmente adequados ao modelo do seu carro. Evite improvisações e produtos de procedência duvidosa, pois eles podem causar danos ao veículo e colocar sua segurança em risco.
Verifique a instalação elétrica de sua casa
Antes de instalar um ponto de recarga em casa, contrate um eletricista qualificado para avaliar a rede elétrica e garantir que ela suporta a demanda do carregador. Uma instalação inadequada pode causar curtos-circuitos, sobrecargas e até incêndios. Se você mora em um condomínio, procure o síndico e solicite que a mesma providência seja tomada. O Corpo de Bombeiros de São Paulo vai divulgar em breve a regulamentação desse tipo de instalação e tudo deverá ser ajustado a essas normas.

Pare apenas em locais de recarga autorizados
Se você precisar recarregar fora de sua casa, escolha sempre estações de recarga devidamente sinalizadas e regulamentadas. Se tiver dúvidas, pergunte ao responsável se toda a documentação e as autorizações da estação e dos equipamentos estão em dia. Esses pontos, em locais confiáveis, contam com infraestrutura adequada e manutenção periódica, reduzindo o risco de falhas durante o carregamento que podem até comprometer sua bateria.
Atenção ao tempo de recarga
Evite deixar o veículo conectado por períodos superiores ao necessário. Isso preserva a vida útil da bateria e previne superaquecimento do sistema. Leia o manual do fabricante para saber o tempo ideal de carregamento do seu modelo.
Não recarregue o carro na chuva
Embora os sistemas de recarga sejam projetados para suportar intempéries, como dias chuvosos ou com temperaturas extremas de frio e calor, é recomendado evitar a recarga ao ar livre sob chuva forte para prevenir possíveis acidentes com descarga elétrica.
Siga as instruções do fabricante
Cada modelo tem recomendações específicas de recarga, tempo, voltagem, outros itens e procedimentos. Por isso, leia e respeite sempre as orientações do manual do proprietário para garantir o funcionamento seguro e eficiente do seu carro.

Faça revisões e manutenção periódicas
Cheque regularmente o estado de conservação dos cabos, plugues e tomadas. Caso note sinais de desgaste, aquecimento ou danos, substitua imediatamente o componente com problema. Como qualquer outro tipo de veículo, os carros elétricos precisam de revisões periódicas.
Lembre-se: a forma mais segura de deixar a manutenção em dia – e não perder a garantia do fabricante – é fazer as revisões em oficinas autorizadas. Aqui no Auto Shopping Aricanduva, você encontra concessionárias das principais marcas, com mecânicos treinados nas fábricas e especializados em cuidar de modelos elétricos. É o que você precisa para garantir a eficiência e a segurança de dirigir.

