
A alimentação dos pets é bem diferente da nossa. Muitos alimentos que para nós são saudáveis e saborosos podem ser perigosos para os nossos amigos de quatro patas causando diarreia, vômito e até intoxicações mais graves.
As reações variam de acordo com o porte do animal e a quantidade ingerida. Mas é preciso sempre tomar cuidado, não deixar cair no chão, durante as refeições, restos de comida e manter fora do alcance dos animais alimentos que podem fazer mal. Para proteger a saúde do seu pet confira esta lista que preparamos com o que deve ser evitado.
Abacate e uvas
Embora saudáveis para nós, essas frutas não são recomendadas para os pets. O abacate contém persina, uma toxina que pode causar sérios problemas intestinais. As uvas podem provocar vômitos, diarreia e em casos mais graves insuficiência renal. E isso, além das uvas in natura, inclui também as uvas passas.

Chocolate
O chocolate é um conhecido inimigo de cães e gatos. Por conter teobromina e cafeína, entre outras substâncias, essa guloseima é altamente tóxica e prejudicial à saúde dos pets. E aqui, existe um risco adicional: assim como nós, eles adoram o sabor do chocolate, o que torna ainda mais importante deixá-los longe disso.
Alho e cebola
Esses temperos, mesmo em pequenas quantidades, podem danificar os glóbulos vermelhos do sangue do animal, causando sintomas graves.
Ovo cru e tomate
Com sua acidez e a presença de solanina, o tomate pode causar desconforto gastrointestinal e, em casos extremos, pelo excesso, afetar o coração. Embora nutritivo, o ovo cru pode conter a bactéria salmonella e a avidina, que impede a absorção de vitamina B. Por isso, não é demais evitá-los.
Carnes gordas e carnes cruas
Carnes com alto teor de gordura provocam a obesidade do animal e podem causar pancreatite e diabetes. As carnes cruas podem estar contaminadas com bactérias como Salmonella e E.coli. Por isso, sempre cozinhe antes de oferecer ao seu animal.
Sementes
Além do risco de engasgo, as sementes têm alto teor de gordura, o que pode resultar em problemas estomacais e aumentar a obesidade.
Sal e adoçantes
O sal é um grande vilão também para os pets, pois aumenta a pressão arterial e pode ser até ser fatal se ingerido em grandes quantidades. Todos os adoçantes artificiais devem ser evitados, mas o xilitol é extremamente tóxico, provoca um aumento repentino da insulina, o que pode levar à queda drástica nos níveis de açúcar no sangue.
Álcool e café
Quando o assunto é bebida, as alcoólicas e o café são expressamente proibidas. Pets não metabolizam o álcool como nós e isso pode afetar gravemente seus sistemas gastrointestinal e nervoso. Já a cafeína é perigosa porque pode causar desde hiperatividade até convulsões. Mesmo pequenas quantidades são arriscadas.
Se você suspeitar que seu pet ingeriu algo perigoso ou que tem intolerância a algum tipo de alimento, não perca tempo, procure um veterinário. Nunca medique seu animal por conta própria, é esse profissional que vai indicar os melhores alimentos para o seu animal e recomendar os exames necessários para manter a saúde sempre em dia. E lembre-se: aqui na Cobasi do Aricanduva você encontra rações, petiscos e tudo o que cães e gatos precisam para uma alimentação saudável, nutritiva e segura. Veja sempre as recomendações da embalagem.


