Como escolher o ar-condicionado ideal para sua casa ou escritório

As ondas de calor cada vez mais frequentes têm aumentado a procura por ar-condicionado. Mas a escolha do aparelho mais adequado para cada cômodo da casa ou mesmo para o seu escritório não é assim tão simples e pode fazer toda a diferença no resultado final.

São vários os fatores que influenciam na decisão do que vai comprar. A capacidade de refrigeração, o consumo de energia do aparelho, tecnologias que garantam uma melhor qualidade do ar e facilidades como aplicativos que permitem o acionamento remoto. Quer entender isso melhor? Veja o guia que preparamos para você.

Como calcular a quantidade de BTUs do ar-condicionado

De quantos BTUs é o ar que você precisa? Esta é a primeira pergunta que vai ouvir do vendedor. Mas, você sabe o que isso significa? É a sigla de British Thermal Unit ou, traduzindo para o português, Unidade Térmica Britânica, a medida que determina a capacidade de refrigeração de um ar-condicionado.

Para definir essa capacidade, o mais importante é o tamanho do cômodo. Para cada metro quadrado são necessárias 600 BTUs para deixar a temperatura agradável. Ou seja, se o espaço tem 20 m², você vai precisar de um ar de 12.000 BTUs (20 x 600 = 12.000). Veja tabela

ar-condicionado

Se o local receber sol direto na maior parte do dia, o calor será maior e você poderá optar por um aparelho mais potente, considerando 800 BTUs por metro quadrado. E arredondando sempre para cima se a conta não bater com o número de BTUs dos aparelhos existentes no mercado.

É preciso levar conta também o número de pessoas que circulam no cômodo. Espaços mais movimentados, como uma empresa, ou usados por mais gente, como a sala de estar onde a família vê TV, precisam de um ar-condicionado mais forte. O recomendado é acrescentar 600 BTUs por pessoa, a partir da segunda pessoa. Num ambiente de uso comercial, essa conta deve ser feita pela média de pessoas que se imagina que irão circular por ali.

Por fim, o número de aparelhos eletrônicos que você tem no cômodo também tem influência na temperatura, já que emitem calor. Assim, televisão, computador, tudo contribui para aquecer o ambiente. Por isso, especialistas recomendam acrescentar, por cada aparelho que tiver, mais 600 BTUs de capacidade no seu ar-condicionado.

Como aproveitar melhor seu ar-condicionado

ar-condicionado
happy man and woman talking while sitting on yellow sofa under air conditioner at home

Tão importante como a capacidade, é considerar os atributos do ar-condicionado que você vai comprar. Informe-se sobre o sistema de filtragem do ar, essencial para reter impurezas como poeira, pólen e bactérias e proteger sua saúde. Alguns aparelhos dispõem de aplicativos de acionamento remoto, o que permite que sua casa seja resfriada mesmo antes de você chegar. Verifique também o selo do Procel, que determina o consumo de energia de cada aparelho.

Algumas atitudes simples também vão melhorar o desempenho do seu aparelho de ar-condicionado. Prefira lâmpadas de luz fria ou de led, que esquemntam menos o ambiente. Acenda só as que foram realmente necessárias e desligue os aparelhos eletrônicos quando não estiverem em uso. Coloque nas janelas cortinas com  blecaute para reduzir a passagem dos raios solares.

Cuidados com a instalação do ar-condicionado

ar-condicionado

Escolheu seu aparelho?  Então chegou a hora de instalar. A instalação do ar-condicionado exige cuidados que são importantes para evitar problemas no futuro. O primeiro passo é verificar se o sistema elétrico da casa ou do prédio tem capacidade para suportar o funcionamento do aparelho. Seguir as recomendações do manual de fábrica é essencial. Por isso, a melhor opção é sempre contratar um instalador profissional, de preferência credenciado pela marca do seu aparelho.

Com todas essas dicas, fica mais fácil você escolher o ar-condicionado ideal para a sua casa. E lembre-se: aqui no shopping Aricanduva você encontra as principais e melhores lojas de eletrodomésticos, compara marcas, Atributos, preços e condições com todo conforto e segurança.

Sem comentários ainda

Os comentários estão fechados