Não somos só nós que sentimos os efeitos das altas temperaturas nos dias de verão, nossos animais também sofrem com o calor excessivo e isso exige cuidado redobrado para manter em dia sua saúde e bem-estar. Desidratação, queimaduras nas patas, doenças de pele são comuns surgirem nessa época. Mas podem ser evitadas!
Para você cuidar ainda melhor do seu pet, preparamos aqui 5 dicas que ajudam a manter os animais protegidos. Junto com o carinho, são uma receita completa para enfrentar o calor desses dias. Vamos lá?
Mantenha seu pet sempre hidratado

A primeira dica é a mais importante: oferecer água limpa e fresca, durante todo o dia, faz com que o seu pet possa repor o líquido perdido com o suor provocado pelo excesso de calor. Pets também transpiram, mesmo que a gente não perceba, por isso garantir que ele esteja sempre bem hidratado é fundamental.
Faça a tosa regularmente

Tosar os pelos do seu cão no calor pode ajudar muito. Mas é preciso fazer isso em petshops com profissionais capacitados que saibam como levar conforto ao animal sem cometer exageros. Isso porque, os pelos ajudam a prevenir as queimaduras provocadas pela exposição ao sol. E essa também é uma funcionalidade importante.
Ah, se o seu pet é um gato de pelos longos, você também pode ajudá-lo a sentir-se melhor no verão. Uma boa medida é escovar a pelagem regularmente, o que já ajuda a sentir menos calor.
Evite passeios em horários de sol forte

Os melhores períodos para passear com seu pet são o início do dia, antes das 9h e o fim da tarde, depois das 17h, quando os raios solares já não estão tão fortes. Ainda assim, escolha lugares com sombra e de preferência com piso gramado.
Aqui no Aricanduva, somos pet friendly e seu cão será bem recebido em um ambiente refrigerado. A desidratação e a insolação não são os únicos riscos do excesso de sol e calor. Passear em superfícies quentes, como cimento e asfalto, pode resultar em queimaduras nas patinhas do seu cão.
Use a criatividade para refrescar seu pet

Piscinas infantis, bacias grandes e rasas cheias de água e banho de mangueira refrescam os pets, além de ser uma diversão a mais para eles nos dias de calor mais intenso. Vale a pena reservar um tempo para isso, seu pet vai adorar interagir com você. A criatividade ajuda a refrescar e não apenas nas brincadeiras.
Quer mais ideias? Coloque pedras de gelo em uma vasilha com água ou no bebedouro para manter a água gelada por mais tempo. Antes de servir, congele sucos, pedaços de frutas, água de coco e até mesmo petiscos. Seu pet com certeza vai amar! Mas, antes, não esqueça de consultar um veterinário para saber se não há restrições ao que você vai oferecer.
Cuidado com os passeios e viagens de carro

Por fim, um alerta importantíssimo: deixar seu animal de estimação sozinho no carro, ainda que seja por cinco minutos, pode ser até fatal para ele. Mesmo com a janela aberta, a temperatura dentro de um carro pode subir até cinco graus em apenas 15 minutos, um sofrimento para os pets. E atenção: deixar o ar-condicionado ligado com o carro parado também não é uma boa solução, já que ele pode soltar gases que trazem riscos. O certo mesmo é você levar seu amigão para onde você for.
Aproveitar os dias de calor com responsabilidade e segurança é um gesto de amor. E nossos animais merecem. Aqui na Cobasi do Aricanduva você encontra tudo o que seu cão ou seu gato precisam para se divertir e manter a saúde em dia. Estamos esperando você.
