Usar máscaras: cuidados na hora de usar e higienizar

No momento em que boa parte das atividades vão sendo liberadas pelas autoridades de saúde e as pessoas já podem sair mais às ruas, alguns cuidados de higiene se tornam ainda mais fundamentais para prevenir a infecção pelo vírus da Covid-19. A higienização correta das mãos, o uso do álcool gel, a distância em relação a outras pessoas e o uso de máscaras são fundamentais.

Nós, do Complexo Comercial Aricanduva estamos seguindo à risca todos os protocolos de segurança para receber você com o carinho de sempre e um cuidado ainda maior. Nosso objetivo é estar sempre do seu lado, ajudando você nesse momento de retomada. Por isso, neste texto, separamos algumas dicas sobre os cuidados que você deve tomar se resolver fazer sua máscara, e as precauções que deve tomar na hora de usar e higienizar a máscara.

Quais os tipos de máscara?

Usar máscara se tornou imprescindível no momento de sair de casa. As máscaras podem ser descartáveis ou reutilizáveis. Cada uma exige cuidados especiais para garantir a sua segurança.

Máscara descartável

Normalmente compradas em farmácias, há diversas opções, como a R95, R99 e R100, que servem muito bem e são as mais indicadas para o uso no dia-a-dia. Devem ser substituídas a cada três horas para manter sua eficiência na proteção.  Mas atenção,  há um detalhe muito importante:  na hora de comprar, não confunda com as máscaras cirúrgicas, como as do tipo N95, N99, N100 que devem ser utilizadas apenas em ambientes hospitalares.

Máscara reutilizável

É a máscara de tecido, que pode ser feita em casa ou comprada. O algodão é o tecido ideal, pois protege e não dificulta a respiração. Uma camada dupla de tecido também é o mais recomendado. Segundo os especialistas, o correto é que você use esse tipo de máscara no máximo por três horas de cada vez. Além disso é preciso, diariamente, depois da higienização, fazer uma avaliação para saber se o tecido está perfeito ou se foi danificado pelo uso. 

Como higienizar a máscara?

Para higienizar a máscara é muito simples: coloque a máscara de tecido de molho por 30 minutos com sabão e água sanitária – a proporção é de 50ml de água sanitária para cada litro de água, depois esfregue a máscara, separadamente de outras peças, e coloque para secar ao sol, se possível. Passe a ferro de preferência, e a envolva em um papel toalha e guarde em um saco plástico limpo. Faça isso diariamente!

É importante que você não deixe a máscara usada parada na mesa, dentro da bolsa ou em qualquer lugar. Caso não vá higienizá-la imediatamente após chegar em casa, envolva a máscara com um papel toalha para guardar.

Como usar máscara corretamente?

A primeira coisa a se fazer no momento de colocar a máscara é higienizar as mãos. Isso é fundamental para evitar qualquer tipo de contaminação. Só após lavar as mãos com água e sabão, ou passando álcool em gel, coloque a máscara em seu rosto. Para retirar, você precisa puxar o laço ou elástico com a ponta dos dedos, sem tocar o rosto, principalmente os olhos, a boca e o nariz.

Listamos abaixo algumas dicas essenciais para você usar a máscara corretamente:

  1. O nariz não pode ficar do lado de fora da máscara;
  2. O queixo não pode ficar exposto;
  3. Máscara não pode ficar folgada no rosto, especialmente nas laterais;
  4. Parte frontal da máscara não pode ser tocada.

Como descartar a máscara?

Além de conhecer os tipos de máscara e como higienizá-las, é necessário saber como descartar a máscara de forma correta, para evitar a sua contaminação e proteger os profissionais de limpeza.   Assim, coloque a sua máscara em um saco plástico resistente e duplo, e feche com um lacre ou um nó bem apertado. Jamais deposite a sua máscara junto com o lixo reciclável (vidro, embalagens pet, de papelão ou alumínio, por exemplo) onde estará sujeito ao contato de outras pessoas. E lembre-se: leve sempre as mãos antes e depois desse processo.

Sem comentários ainda

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.